PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DENGUE

Considerando a situação atual de enfrentamento de uma epidemia de Dengue no nosso município, a SESMED SAÚDE reuniu as informações dos protocolos de manejo clinico e classificação de risco da doença a fim de melhor orientar os trabalhadores e empresas neste momento.  


Ponderamos que o atendimento ao paciente sintomático (qualquer um destes sintomas presentes – febre, cefaléia, dor importante no corpo e articulações, dor atrás dos olhos) deve ser diferenciado conforme as recomendações do Ministério da Saúde devido ao amplo espectro de sintomas e manifestações desta doença.  
No nosso município estes atendimentos de indivíduos com sintomas suspeitos são feitos nas Unidades de Saúde, Ambulatórios Gerais e Hospitais devido ao suporte medicamentoso e preparo para assitência adequada principalmente aos casos graves.  


É importante ressaltar a similaridade dos sintomas da dengue com a Covid 19 e portanto difícil diagnóstico diferencial entre estas doenças, principalmente quando os pacientes apresentam apenas quadro febril,  dor no corpo e ausência de quaisquer sintomas respiratórios.  


Tendo em vista estes pontos, a SESMED SAÚDE incluiu o serviço de TELEMONITORAMENTO MÉDICO para os casos suspeitos e confirmados. Este serviço (amplamente utilizado no Serviço de Saúde Pública neste momento) veio com a finalidade de  gerenciar as informações sobre a notificação e a confirmação de casos de dengue, de forma que reúna os dados pessoais dos pacientes e todas as informações do primeiro atendimento realizado em unidade de saúde ou hospital.  


Temos por objetivo promover o acompanhamento deste funcionário, observação de surgimento eventual dos sinais de alarme (evolução para quadros mais graves) e orientações em geral por meio de carta formal às empresas.  


Este atendimento será realizado via telefone com médico da SESMED mediante agendamento prévio.  


Seguem orientações:  


1)  Após o primeiro atendimento do colaborador em Unidade de Saúde (pública ou privada), a empresa poderá agendar o serviço de TELEMONITORAMENTO MÉDICO para iniciar o acompanhamento médico ocupacional.  


2) Os atestados ou exames médicos (se realizados) poderão ser encaminhados para avaliação médica anterior à consulta de TELEMONITORAMENTO MÉDICO.  


3) Esta solicitação deverá seguir as rotinas gerais de agendamento sendo solicitado por telefone ou email.  


Portanto, disponibilizamos este serviço para melhor adaptação ao cenário atual e tendo o cuidado de manter o atendimento e acolhimendo devido aos trabalhadores.  


Estamos à disposição para esclarecimentos ou em caso de dúvidas!