[COVID-19] Prorrogação Quarentena x Atendimento SESMED
24 de março de 2020

[COVID-19] Telemonitoramento Médico Sesmed

Tendo em vista a atual situação da pandemia do COVID-19, a SESMED implantou recentemente o serviço de TELEMONITORAMENTO MÉDICO para casos suspeitos e/ou confirmados. Este serviço (amplamente utilizado no Serviço de Saúde Pública neste momento) tem a finalidade de centralizar as informações sobre a notificação e a confirmação de casos de COVID-19, de forma que reúna os dados pessoais dos pacientes e todas as informações do primeiro atendimento realizado em unidade de saúde ou hospital.

Além do já citado acima, destacamos aqui os demais fatores ocasionados e que impactam profundamente o meio corporativo, tais como o enquadramento de doença ocupacional, citada na recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e que assim sendo, irá gerar estabilidade ao colaborador com exame positivo e possível punição à empresa através de aumento de alíquotas do tributos previdenciários. Dessa forma o monitoramento de todos os casos (suspeitos ou confirmados) é de suma importância para saber se o contágio ocorreu em ambiente de trabalho ou não e documentar todo o histórico em prontuário médico.

Para a implantação deste importante serviço, fizemos um estudo detalhado dos principais protocolos utilizados atualmente relacionados às condutas clínicas frente ao paciente com suspeita ou diagnóstico de COVID-19. Foram utilizados como referência o manual de manejo clínico do Coronavírus na atenção à saúde primária (versão 9 – atualizada) do Ministério da Saúde, manual de condutas da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), orientações gerais da ACAMT (Associação Catarinense de Medicina do Trabalho) e orientações da ANVISA.

Ponderamos que o atendimento ao paciente sintomático (qualquer um destes sintomas presentes tais como febre, dor no corpo, cefaleia, dor de garganta, coriza, tosse, falta de ar) deve ser diferenciado conforme as recomendações do Ministério da Saúde a fim de se restringir e bloquear contaminações a outros pacientes presentes no local e os próprios profissionais de saúde.

No nosso município estes atendimentos de indivíduos com sintomas suspeitos são feitos nas Unidades de Saúde, Ambulatórios Gerais e Hospitais, muitas vezes em locais externos, com ventilação adequada e distanciamento de outros pacientes, além de ter todo o preparo concordante para os casos sintomáticos mais graves – oximetria, disponibilização de oxigênio em máscara, kit de intubação orotraqueal se necessário, respirador, monitor cardíaco, material para acesso venoso, entre outros.

O TELEMONITORAMENTO MÉDICO será realizado via telefone com profissional médico da SESMED, mediante agendamento prévio.

COMO UTILIZAR O SERVIÇO DE TELEMONITORAMENTO MÉDICO

1) Sempre que for apresentado um atestado médico do funcionário, ou o mesmo necessite submeter-se ao isolamento social referente ao COVID-19, é necessário realizar uma avaliação médica via TELEMONITORAMENTO para a tomada da melhor conduta em cada caso especificamente.

2) Esta solicitação deverá seguir as rotinas gerais de agendamento e deve ser solicitada por telefone através de nossa Central de Relacionamento (47 3323-1400, opção 4) ou e-mail (atendimento@sesmed.com.br).

3) Todas as informações necessárias para o atendimento serão solicitadas por nosso setor de agendamento, no momento do contato.

Esta modalidade de serviço visa uma melhor adaptação ao cenário atual, mantendo o atendimento e acolhimento devido aos trabalhadores e respectivas empresas. Nosso objetivo é promover o acompanhamento a estes colaboradores e ao mesmo tempo evitar a exposição desnecessária a riscos de contaminação.

Permanecemos à sua inteira disposição para mais esclarecimentos!

Os comentários estão encerrados.